Return to site

Um manifesto pelo Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é um dia muito especial para a Women Up Games e para todas nós, meninas e mulheres: é o dia em que, há muitos anos, nós decidimos que seríamos heroínas das nossas próprias histórias, assim como protagonistas de videogame :)

Como vocês sabem, é um dia que lembra muita luta: há séculos, fazemos greves para sermos tratadas como pessoas: pedimos o mesmo salário pelo mesmo período trabalhado; pedimos a mesma divisão de tarefas em casa; e pedimos o direito de podermos viver sem assédio e violência de gênero.

A realidade, ainda hoje, é bem diferente do que reivindicamos. O mundo dos games é um reflexo da sociedade em que vivemos: o episódio do Gamergate é só a ponta do iceberg do preconceito constante que as meninas e mulheres que jogam sofrem.

Isso se reflete na falta de interesse das mulheres em adentrar um mercado de trabalho tão hostil a elas: mesmo que mais da metade dos jogadores sejam, na verdade, jogadoras, apenas 10% dos jogos digitais brasileiros são produzidos por desenvolvedoras.

Felizmente, a Women Up Games também viu alguns exemplos de avanço feminino que tocaram os nossos corações - e o de todas as jogadoras também. 

Por exemplo, quando jogadores de Overwatch se uniram para que Iris, de dez anos, não sofresse mais assédio simplesmente por querer se divertir. Quando vimos personagens femininas que de fato mostram a força das mulheres, como Aloy e a nova Lara Croft.

E, principalmente, quando fizemos diversos eventos e, a cada nova conversa, mais uma menina ou mulher se animava a entrar ou continuar no universo dos jogos. Inclusive, a foto que ilustra essa postagem é um desses momentos incríveis. Confira lá em cima! (=

Por isso, apesar de tudo, não vamos desanimar: nós temos umas às outras para seguirmos de cabeça erguida!

Vamos juntas, no Dia Internacional da Mulher e sempre? <3

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly